ENTENDA O MERCADO

De energia elétrica

O mercado de energia elétrica é composto de dois ambientes nos quais se dão as compras e vendas de energia elétrica: o ambiente de contratação regulado - ACR - e o ambiente de contratação livre - ACL. No primeiro, os consumidores não têm a prerrogativa de escolher seu fornecedor de energia, sendo obrigados a contratar seu fornecimento da distribuidora local, e estão submetidos às tarifas dessa distribuidora.
Já aqueles consumidores que aderirem ao ambiente de contratação livre, os chamados consumidores livres terão a liberdade de escolher seu fornecedor de energia elétrica e negociar preços, volume, indexação e flexibilidade nos contratos de compra de eletricidade.

O ambiente de contratação livre - ACL - funciona da seguinte maneira:

 

 

No ACL, o consumidor livre adquire a energia que necessita para sua operação diretamente de um produtor ou através de um agente comercializador, para obter benefício econômico em relação às tarifas de energia elétrica da distribuidora local.

E QUEM PODE SER UM

Consumidor Livre ?

  • Possuir demanda contratada igual ou superior a 500 kW, por unidade ou somatório de unidades com o mesmo CNPJ. Esses consumidores podem adquirir energia gerada por fontes renováveis, tais como pequenas centrais hidrelétricas (PCH), termelétricas a biomassa, fontes eólicas, solar entre outras.
  • Possuir demanda contratada igual ou superior a 3.000 kW. Esses consumidores podem adquirir energia de qualquer fonte de geração, incluindo as grandes hidrelétricas e as mais modernas usinas térmicas e eólicas.
TOPO